2015-03-16

Emuladores e Máquinas Virtuais para Jogos!

Segura que lá vem história.

Pretendo apresentar meus emuladores preferidos, minhas máquinas virtuais favoritas e minhas configurações sugeridas. Como serão apresentados muitos programas com inúmeras configurações, como gostaria de tratá-los num único tópico e lhe dar consciência das opções ao invés de listar exaustivamente todas configurações, a presente publicação deve ficar um pouco extensa.

Porém, prometo me esforçar para ser rápido, sucinto e claro. Apesar de tergiversar um pouco no início, afinal, um pouco de fantasia, imaginação, intuição e ciência demandam tal comportamento!

VISÃO

Conhecemos o universo circundante através de nossos sentidos. Conhecemos apenas aquilo que o universo não é: as poucas faces captadas por nossos sentidos. O universo, porém, é maior do que sentimos.

Enxergamos um número limitado de formas, tamanhos, tempos de exposição, cores e intensidades luminosas. Mais do que isto enxergamos projeções de luzes manipulados por um diafragma, o conjunto iris/pupila, por uma lente, o cristalino, sobre um superfície curva, a córnea. Captamos a luz nesta matriz sensível bi-dimensional de células foto-receptoras, de cones e bastonetes, capazes de transformar suas excitações em impulsos elétricos num protocolo natural de comunicação, ainda não completamente conhecido, com áreas do cérebro, responsáveis pelo processamento, reconhecimento, significação e re-produção de um universo de três dimensões.

Se tentamos granular o universo, buscando uma unidade básica e indivisível de sua formação, tal unidade nos escapa, impossibilitando-nos de definir ao menos se o universo é discreto ou contínuo e, ainda, seu completo número de dimensões. Reconhecemos a existência de partículas sub-atômicas, porém, suas dimensões tão minúsculas não são notadas naturalmente pelos nossos sentidos, mas através de representações em instrumentos.

Por fim, há ainda o fenômeno do movimento que é percebido através da persistência de imagens sobre a retina ou, talvez, em áreas do cérebro, nas quais um número discreto, inteiro, de imagens estáticas intercaladas em intervalos de tempos produz a ilusão de continuidade, fluidez, movimento.

REPRESENTAÇÕES

Todas as excitações orgânicas já apresentadas serão estimuladas por representações digitais que serão, finalmente, sucintamente comentadas sem prejudicar o entendimento de tais termos em relação às configurações solicitadas pelas aplicações e suas correspondentes manifestações nos monitores e nos processos de aceleração 2D e 3D.

GRANULAÇÃO

Cor (color): coloração disponível no universo de cores de acordo com a profundidade e modo de cores escolhidos. Sua exibição é alterada de acordo com as configurações de imagem do monitor, como temperatura de cor.

Transparência (alpha, transparency): controle de opacidade da cor. Permitindo a apresentação de cores sólidas ou cores combinadas com cores de fundo.

Profundidade de cor (color depth): quantidade de bits usados para representação de cores e níveis de transparência dentro do modo de cores. Basicamente podemos representar 32.768 cores e níveis de transparência com 15 bits; 65.536 com 16 bits; 16.777.216 com 24 bits; as 16.777.216 cores dos 24 bits são adicionadas a mais níveis de transparência com os 6 bits a mais do 32 bits. Por fim, cada quantidade recebe um nome: High Color: 15/16 bits, True Color: 24/32 bits, Deep Color: 30/36/48 bits.

Modelo de cor (color model): define a paleta de cores possíveis de serem representadas. Tradicionalmente temos o RGB, normalmente, apresentado pelos monitores, e CMYK apresentado pelas impressoras.

Temperatura de cor (color temperature): calma, o conceito é levemente inusitado. O termo representa uma lista de tonalidades de luz hipoteticamente emitidas por um material idealmente negro sendo gradualmente aquecido em valores kelvin a partir do zero absoluto. Quanto mais frio o material hipotético, mais próximo do vermelho e portanto mais suave a iluminação emitida. Ao contrário, quanto mais quente, mais clara e irradiante a luz produzida. Sim, o comportamento é expresso ao contrário do senso comum. Por fim, como referência a luz de uma lâmpada incandescente está próxima a 2.700K; a luz solar, 5.900K; a luz fluorecente, 6.500K.

Pixel: a menor unidade de imagem produzida em acelerações 2D. Possui cor, luminosidade, profundidade e implicitamente tempo de exposição.

Megapixel: o nome dado a imagens produzidas com milhões de pixels. Quantos mais pixels mais fiel à realidade uma imagem digital pode ser.

Gigapixel: o nome dado a imagens produzidas com bilhões de pixels.

Quadro (frame): conjunto de pixels estáticos. Seu tamanho ou dimensão é representado pela multiplicação dos números inteiros de pixels em linhas e colunas. Tais números possuem relações fracionárias entre si, chamadas de proporções de tela.

Quadros por segundo (frames per second): quantidade de quadros exibidos ou produzidos por segundo. Sua completa exibição depende das capacidades de monitores e TVs. Veja: taxas de atualização de tela e tempos de resposta.

Proporções de tela (aspect ratio): a relação entre o número pixels por linha e por coluna. É normalmente apresentado como frações de números inteiros.  Ainda, é interessante que o conteúdo e a tela de exibição sigam a mesma proporção. Caso contrário, é necessário produzir algumas distorções na imagem para que ela possa ser exibida. Existem vários padrões consagrados pela indústria. A saber: 5:4 (das primeiras TV e dos grandes monitores CRTs), 4:3 (formato clássico das TVs analógicas e monitores CRTs), 8:7 (formato interno de produção de imagens no Super Nintendo), 16:9 (formato panorâmico, também chamado widescreen e padrão HDTV), 64:27 ("cinema display" ou tela anamórfica moderna),

Resoluções de tela (display resolution): a quantidade total de pixels por linha e coluna a ser usada como padrão em seu monitor. Os padrões possíveis são múltiplos dos aspcet ratios mais comuns. Exemplos: 800x600 (SVGA) e 1920x1080 (FullHD). O primeiro exemplo pode ser expresso como 4*200=800 por 3*200=600 pois é um múltiplo de proporção de tela 4:3. Finalmente, o segundo exemplo pode ser expresso como 16*120=1920 por 9*120=1080, pois tais dimensões são múltiplos de proporção de tela 16:9.

Atualização de tela (refresh rate): número de vezes por segundo em que a tela do monitor é renovada. O valor é expresso em hertz. Por exemplo, 60 Hz se traduz como 60 renovações da tela por segundo em um de dois modos: entrelaçada ou progressiva. Por fim, em monitores CRTs a taxa de atualização pode produzir um efeito indesejado chamado cintilação.

Atualização progressiva (progressive): todas as linhas são atualizadas durante cada ciclo de refresh. A 60 Hz a tela deve ser completamente renovada a cada 16 ms. Se contarmos os pixels de uma tela em resolução Full HD, ou seja, se multiplicarmos suas dimensões, 1920x1080, temos o impressionante de resultado de 2.073.600 pixels. Tal número de pixel precisa ser atualizado a cada 16 ms, numa configuração a 60 Hz. Claramente, o tempo é muito curto para a realização de tantas operações. Os circuitos necessários para realizar tal tarefa são compreensivelmente caros e portanto um meio mais barato foi desenvolvido, o modo entrelaçado.

Atualização entrelaçada (interpolation): neste modo a atualização da tela é realizada parcialmente a cada ciclo. Alternando a cada ciclo a atualização das linhas ora pares e oras ímpares. Como os circuitos necessários para a atualização neste modo são mais simples e mais baratos, é, portanto, um processo muito comum, ao prejuízo da qualidade de imagem em algumas situações.

Cintilação (flickering): em monitores CRTs, em cada refresh o fósforo presente na tela ao ser excitado pelos feixes de elétrons, emitidos pelo canhão presente no tubo de raios catódicos, produz inicialmente um luz mais brilhante que tendem a diminuir de intensidade ao passar do tempo mas volta a brilhar fortemente no próximo ciclo de atualização. Esta cintilação pode causar desconforto visual em algumas pessoas ou em algumas situações. Para mitigar este desconforto ou mesmo anulá-lo basta aumentar as taxas de atualização da tela. Tal desconforto ocorre geralmente em taxas de atualização iguais ou menores a 60 Hz. Porém, como não há cintilação provocada pelo refresh nos monitores LCD / Plasma este problema tente a deixar de existir.

Tempo de resposta (response time): o intervalo de tempo necessário para que um pixel num monitor LCD mude de uma cor para outra e retorne à cor original. Infelizmente, não posso dar uma definição mais precisa, já que tal cálculo NÃO é padronizado pela indústria e portanto equipamentos de fabricantes diferentes podem ser apresentados com valores dispares e mesmo assim executarem o mesmo funcionamento. Em outras palavras, um monitor de marca X com tempo de resposta 10 ms, não necessariamente é mais rápido que um monitor de marca Y, com tempo de resposta 12 ms. Como os métodos utilizados são diferentes, os resultados são incompatíveis. Porém, analisando dentro de uma mesma marca, quanto menor o valor, mais rápido é o monitor.

EMULADORES

Super Nintendo Entertainment System / SNES

Snes9x - versão 1.53, descontinuado.
Download: IphersWipSite.com, EmuCR.comEmuCR.com - versão com xBRZ
Download: explusalpha.com (android)

ZSNES - versão 1.51, descontinuado.
Donwload: ZSNES.comIphersWipSite.com

higan / bsnes - versão 0.94, descontinuado.
Download: byuu.org

Comentários: Os três emuladores foram desenvolvidos com intenções diferentes apesar de todos serem emuladores snes. higan é um emulador fortemente preocupado com fidelidade de emulação ao completo prejuízo do desempenho. É preciso um computador novo e poderoso para usá-lo bem. ZSNES é um antigo emulador, muito preocupado em oferecer a possibilidade de jogarmos Super Nintendo em computadores extremamente modesto. Seu desempenho é excelente, e o número de jogos compatíveis é alto. Snes9x é um emulador que tenta unir o melhor de dois mundos: alta fidelidade com alto desempenho. Além disto, apesar de não ser mais desenvolvido tem recebido atualização de plugins, garantindo alta qualidade de imagem em telas com altas resoluções.

É interessante ter ao menos Snes9x e ZSNES instalados para rodar a maioria dos jogos. Não são suportados os jogos que façam uso do Satellaview / BS-X (que era um acessório responsável por conectar seu snes à satélites da Nintendo. Sim, Japão!), e nem o jogo Speedy Gonzales: Los Gatos Bandidos (1995) que possui um chip só emulado pelo higan.

Particularmente, não sou muito chegado a filtros pós-processamento nem tanto pelo impacto no desempenho, mas, principalmente, por questão estética. Os jogos apesar de mais bonitos, com cores mais vivas, me parecem distorcidos em relação às minhas lembranças. Porém, entendo que a maioria das pessoas preferem belos gráficos à fidelidade de imagem e portanto minha sugestão é usar última versão disponível no site EmuCR do Snes9x com xBRZ.

Snes-Tools

NSRT - versão 3.4, descontinuado.
Download: NachSoftware.org, Wiki.SuperFamicom.org

Comentários: O processo de dump de jogos é levemente complicado e nem sempre realizado por pessoas treinadas ou em condições ideais. Muitas vezes os jogos são capturados e transferidos ao computador por leigos com poucos recursos técnicos, poucas ferramentas e pouco conhecimento tanto do uso de tais ferramentas como de conceitos de eletrônica e informática básica. Por isso, muitos jogos disponíveis na internet são cópias corrompidas, incompletas, alteradas, aumentadas ou interlaçadas.

Em alguns casos pode-se corrigir posteriormente alguns erros, enquanto em outros pode-se apenas comparar a rom a um banco de dados de roms conhecidas. Nestes dois casos, a NSRT nos ajuda. Ela tanto corrige, limpa os excessos, ordena, renomeia, compacta quanto compara a qualidade de roms com um banco de dados confiável. É uma ferramenta fundamental para avaliar a qualidade de suas roms e saber se os problemas que por ventura sofrer são de origem delas, as roms, de suas configurações, do seu equipamento ou de seus emuladores.

GameBoy / GB, GBC, GBA

VisualBoyAdvance - versão 1.7.2, descontinuado.
Download: SourceForge.netkode54: VBA + SSE, kode54: VBA + SSE2

VBA-M - versão 1.8.0 SVN1229, ativo.
Download: SourceForge.net

mGBA - versão 0.1.1, ativo
Download: EndRift.com

Comentários: VisualBoyAdvance é um emulador bastante sólido, com bom desempenho, mas abandonado. VBA-M é tratado como um fork por ser conduzido por uma nova equipe, mas, pode ser tratado como sua legítima continuação. As atualizações têm trazido vantagens importantes como suporte a arquivos 7zip, compatibilidade com novos formatos de patch, ampliação de opções em filtros, aprimoramento das acelerações  gráficas  e melhorado suporte a controles.

Recentemente nasceu um novo emulador GBA, o mGBA. E não há muito a falar sobre ele. É preciso esperar seu amadurecimento, pois, no momento não chega nem perto do VisualBoyAdvance. Vamos esperar e testar suas futuras versões. Quem sabe ele ainda se torne um grande emulador!

GameBoy-Tools

VBA LINK - versão 1.8b, ativo.
Download: VBALink.info

Comentários: VBA Link permite conectar emuladores VBA entre uma rede de computadores ou num mesmo computador. Útil em jogos como Pokemon que para capturar todas as espécies é preciso trocar com jogadores de outras versões do jogo. Ou, ainda, para batalhar nos jogos que possuem este recurso.

Sony PlayStation / PS, PSX, PS1

ePSXe - versão 1.9.25, ativo.
Download: ePSXe.comEmuCR.com

PCSX-R - versão 1.9.93, inativo.
Download: CodePlex.comEmuCR.com - versão svn r94433

Comentários: Tantos emuladores psx surgiram e morreram nestas últimas duas décadas. Os bravos que sobreviveram são vitoriosos, com orgulho e por pura competência. Ambos emuladores apresentados são excelentes. Porém, tenho uma preferência por aquele com quem tenho mais experiência e melhores desempenhos: o ePSXe, o qual continua em desenvolvimento.

A configuração de ambos é extremamente semelhante. Ambos delegam determinadas funções a terceiros. A saber: comunicação bios de baixo nível, produção de gráficos 2D, produção de gráficos 3D, produção de efeitos sonoros, interface com controles (joysticks), comunicação em rede tcp/ip, leitura de discos e imagens de disco.

Todas estas funções são realizadas por plugins escritos por terceiros. Porém, não comentarei todos e nem todas as funções. Nas últimas versões destes emuladores as funções nativas de leitura de disco, interface com controles e produção de efeitos sonoros está bastante madura e funciona bem na maioria dos casos. A função de comunicação em rede não será tratada neste tópico. Restando para efeitos práticos a preocupação com versões de bios, plugins de aceleração gráfica 2D e aceleração gráfica 3D.

Existem por volta de 30 bios oficiais do PlayStation no mundo. Entretanto apenas algumas delas foram testadas com o ePSXe. Segundo documentação oficial não são recomendadas as versões SCPH-1000, SCPH-5000 e SCPH-5005. Ainda segundo a mesma documentação as versões utilizadas em teste e portanto recomendadas são SCPH-1001 e SCPH-7502.

Por fim, grande parte do tempo dedicado a um emulador é gasto com ajustes finos. Saiba que muitas vezes o gargalo do sistema está no plugin sonoro. Faça seus testes, mude, experimente, coloque os plugins gráficos em configurações agressivas e compare o desempenho do jogo com o mesmo plugin, mas, em configurações seguras. Se o jogo continuar apresentando lentidão troque o plugin de áudio! Para complicar, incompatibilidades entre plugins sonoros e gráficos são comuns.

PlayStation-Bios

Bios dumps - versões SCPH-1001 e SCPH-7502
Download: Mega.co.nz, 400KB, P/W: epsxebios

Comentários: O nome dos arquivos seguem lógicas próprias da indústria e apesar de poderem ser modificados sem qualquer prejuízo ao funcionamento dos sistemas, sua alteração não é recomendada. Como curiosidade o padrão será apresentado aqui.

Todas as bios seguem a lógica abaixo:

SCPH-xxx0: ORIGINAL, NTSC (Japão)
SCPH-xxx1: ORIGINAL, NTSC (Américas)
SCPH-xxx2: ORIGINAL, PAL  (Europa e Austrália)
DTL-Hxxx0: PRODUÇÃO, NTSC (Japão)
DTL-Hxxx1: PRODUÇÃO, NTSC (Américas)
DTL-Hxxx2: PRODUÇÃO, PAL  (Europa e Austrália)


Mais uma vez: SCPH indica que a bios foi obtida a partir de um produto comercial, disponível para compra e venda. DTL indica que a bios foi obtida a partir de um produto destinado exclusivamente à tarefa de desenvolvimento, disponível apenas para desenvolvedores de jogos. O número final representa o mercado de destino: 0 para produtos voltados ao mercado japonês e TVs NTSC1 para produtos voltados ao mercado americano, inclusive o brasileiro, também em padrão NTSC; e por fim, 2 para produtos voltados ao mercado europeu e australiano, para TVs PAL.

Agora ficou mais simples de entender qual versão baixar, testar ou como catalogar seus dumps.

As bios recomendadas possuem as seguintes características:
|---------------------------------------------------|
|Filename: SCPH-1001.BIN                            |
|CRC32   : 37157331                                 |
|MD5     : 924e392ed05558ffdb115408c263dccf         |
|SHA1    : 10155d8d6e6e832d6ea66db9bc098321fb5e8ebf |
|---------------------------------------------------|
|Filename: SCPH-7502.BIN                            |
|CRC32   : 318178bf                                 |
|MD5     : b9d9a0286c33dc6b7237bb13cd46fdee         |
|SHA1    : 8d5de56a79954f29e9006929ba3fed9b6a418c1d |
|---------------------------------------------------|


PlayStation-Plugins Gráficos

GSdx unified - versão 0.1.14, inativo.
Download: pcsx2.net

Pete's OpenGL2 - versão 2.9, descontinuado.
Download: PBernert.com

P.E.Op.S./Pete's OpenGL - versão 1.78, descontinuado.
Download: PBernert.com

Pete's Windows - versão 1.77, descontinuado.
Download: PBernert.com

P.E.Op.S. Soft GPU - versão 1.8b, descontinuado.
Download: PBernert.comEmuCR.com - versão com xBRZ

Comentários: O primeiro plugin sugerido foi desenvolvido para emuladores de PlayStation 2 - os quais não serão cobertos aqui - mas que funcionam satisfatoriamente bem em emuladores psx. Eles são disponibilizados em três pacotes. A saber GSdx9, GSdx10 e GSdx unified. Entretanto, apenas a versão unified é compatível com emuladores de PlayStation "1". Eles são disponibilizados em 3 versões: SSE2, SSE3 e SSE4. É recomendado escolher a versão de mais alto valor compatível com seu processador. Adiante em Windows-Tools apresentarei ferramentas que lhe auxiliam a descobrir as instruções suportadas por seu sistema. Cada uma das versões dão suporte a 3 versões distintas de DirectX: 7, 9 e 10. Para computadores recentes com o Windows Vista ou superior e placas gráficas compatíveis, a versão DirectX10 é recomendada. Para quem ainda usa o Windows XP, a versão DirectX9 é a ideal. A versão DirectX7 é voltada para sistemas realmente antigos, possivelmente com 10 anos de uso.

Ainda sobre o GSdx, ele é um plugin com poucas opções de configuração, todas bastante simples, mas muito funcional. Ele é bastante fiel às imagens do PlayStation original, produzindo poucas distorções e um excelente desempenho. Funciona bem tanto para jogos 2D quanto para jogos 3D. Se não gosta de muitas "firulas' é o plugin gráfico ideal!

Todos os outros plugins são produzidos por uma mesma pessoa sozinha ou em grupo. E exigem um grau de familiaridade com conceitos de informática muito maior. Podemos dividi-los em dois grupos: com e sem aceleração gráfica 3D.

Dentro do grupo de aceleração gráfica temos versões compatíveis com OpenGL2, OpenGL, DirectX7 e DirectX6. O usuário terá mais recursos e portanto mais qualidade através da versão compatível com OpenGL2, porém, ao mesmo tempo é preciso ter um equipamento poderoso para utilizar todos os recursos disponíveis. As versões OpenGL e DirectX apesar de mais simples, ainda possuem muitos recursos e produzem menos distorções em alguns cenários, e, portanto, não merecem ser desprezadas.

Se você tem um bom equipamento, moderno, atualizado e quer alta qualidade de imagem 3D, ao prejuízo de fidelidade da imagem original mas com apenas pequenas distorções, então, a versão OpenGL2 é para você!

Agora, ao contrário, se não possui um bom equipamento ou, ainda, se quer alta fidelidade de imagem 2D, e não está satisfeito com o GSdx, então, faça bom uso da versão P.E.Op.S. Soft GPU.

PlayStation-Plugins Sonoros

ePSXe SPU core - versão 1.9.0, ativo
Download: ePSXe.com, versão nativa do emulador.

P.E.Op.S. Sound - versão 1.10, descontinuado.
Download: EmuCR.comEmuCR.com - versão 1.10b SVN 7

P.E.Op.S. DSound - versão 1.9, descontinuado.
Download: PBernert.com

Eternal SPU - 1.50 beta 2, descontinuado.
Download: AEP-Emu.deZophar.netEmulator-Zone.comEmulation64.com

Null2's Audio - versão 1.35, descontinuado.
Download: Emu-France.com, Zophar.net

Comentários: Use a versão nativa e seja feliz! Ela funciona bem na maioria dos casos e com bom desempenho. Mas se tiver problemas teste os plugins na ordem que foram aqui apresentados.

O último plugin, desenvolvido pelo Null2, é extremamente antigo e apresenta vários problemas. Mas por que então estou o recomendando? Porque ele é leve, muito leve. Se e somente se estiver sofrendo muita lentidão, se mesmo nas configurações mais básicas não estiver conseguindo um desempenho fluído, então, tente este plugin. Sua vantagem é esta: desempenho, mas ao completo prejuízo da qualidade de áudio ou mesmo sua continuidade. Com ele terá ruídos, ausência de som, aceleramentos e atrasos. Mas em computadores realmente muito antigos, ao menos você conseguirá alguma fluidez em jogos.

PlayStation Portable / PSP

PPSSPP - versão 1.0.1.0, ativo
Download: PPSSPP.orgEmuCR.com

Comentários: O emulador está em desenvolvimento ativo mas ainda não obteve o grau de maturidade de muitos emuladores citados aqui. Ainda há problemas de estabilidade, baixo grau de compatibilidade e desempenho ainda longe do esperado. Porém, mesmo assim, é de se aplaudir o trabalho realizado, ainda mais que se esforçam em produzir código compatível com Windows, Linux, MacOSX, Android, iOS e Blackberry, para citar alguns dos sistemas suportados!

Seus jogos favoritos ainda não devem rodar perfeitamente, mas muitos em grande parte do tempo rodam satisfatoriamente. Acredito que em poucos anos, este emulador receberá a glória e a fama que tem construído com tanto esforço ao longo dos anos.

Nintendo 64 / N64

ProjectN64 - versão 2.2.0.2, ativo.
Download: PJ64-emu.comEmuCR.com - versões atualizadas

1964 - versão 1.2 r146, descontinuado.
Download: Code.Google.comEmuCR.com

Comentários: A Nintendo é famosa por fazer incrementos futuros seus vídeo-games pós-laçamento e após inclusive muitos anos de consolidação da plataforma no mercado. Colocando novos processadores ou chips tanto em seus cartuchos quanto em acessórios periféricos. Este cenário, portanto, é o terror para qualquer desenvolvedor de emuladores. Não basta ter uma versão do aparelho, é preciso ter acesso a todas fitas e equipamentos inusitados já lançados para produção de emuladores. Enquanto já se conseguiu obter um padrão de emulação muito preciso em emuladores snes, gba, psx, genesis, neo-geo, cp system e  model2, em relação a emuladores N64 o mesmo não pode ser dito. Porém, estaria mentido se dissesse que boa parte dos jogos lançados já não são satisfatoriamente emulados. O que gostaria de dizer é que falta um pouco mais.

A última versão do ProjectN64 está fabulosa e rodou todos meus jogos sem alteração alguma de plugins ou configurações, com exceção do Star Wars: Rogue Squadron (1998), que já era esperado.

Fiz questão de apresentar meus dois favoritos emuladores da plataforma, mas, deixo claro que o ProjectN64 continua em desenvolvimento e tem apresentado uma evolução fantástica. Pessoal está literalmente suando a camisa para oferecer um emulador de alta qualidade, com alto nível de compatibilidade e que funciona diretamente ao se "retirar da caixa". Sem praticamente se preocupar com manuais, plugins ou configurações!

Sega Genesis / Mega Drive e Master System

Kega Fusion - versão 3.64, descontinuado.
Download: CarpeLudum.comEmuCR.com + Win8 60fps fix

Comentários: O que falar? Funciona! Funciona maravilhosamente bem, com ótimo desempenho, bastante fluído e com filtros gráficos pós-processamento. A interface gráfica pode ser um pouco confusa para marinheiros de primeira viagem, mas, quando se entende que um mesmo emulador reproduz jogos de várias plataformas, ele é até bastante organizado!

Genesis-Tools

GoodTools - versão 2014/04/26, ativo.
Download: AllGoodThings.usEmucr.com - GoodGen-v.321
Info: SegaRetro.orgWikipedia.org

SBWin - versão 3.2.0, inativo.
Download: EmuCR.com, RomHacking.netSoftpedia.com

Comentários: GoodTools não é o nome de uma ferramenta, mas de um pacote delas! A ferramenta destinada ao Genesis / Mega Drive chama-se GoodGen. E basicamente compara seus jogos a um banco de dados de roms para lhe informar se a sua cópia se trata de um versão perfeita ou corrompida e conhecida. É extremamente útil quando se quer explorar completamente os jogos, sem dores de cabeça. Apesar de muitas roms corrompidas disponíveis na internet permitem jogos casuais.

SBWin é uma ferramente que permite converter suas roms em formatos diversos. Minha sugestão? Converta tudo pra bin, compacte-os em zip e seja feliz!

Para terminar, a suíte GoodTools abrange um grande universo de vídeo-games. Porém, não tratarei deles. Para snes, por exemplo, a ferramenta NSRT faz um magnífico trabalho, com interface gráfica intuitiva e mais recursos. No entanto, se estiver passado por dificuldades, use o GoodTools ou outras ferramentas de auditoria sobre seus jogos. Bad dumps são extremamente comuns!

Sega Saturn

Yabause - versão 0.9.14, ativo.
Download: Yabause.orgEmuCR.com SVN r3267

SSF - versão 0.12 beta r4, ativo.
Download: GeoCities.jpSegaRetro.orgEmuCR.com
Manual: EvilBoris.Sonic-Cult.net

Comentários: Não estaria mentindo se dissesse que comparado aos outros emuladores, os emuladores para Sega Saturn são completamente imaturos. Posso recomendar apenas dois, e dois terríveis. É uma pena pois a plataforma possui excelentes jogos.

Arcade, Taito, Neo-Geo, CPS, CPS1, CPS2, CPS3

WinKawaks - versão 1.63, descontinuado.
Download: Kawaks.net - v.1.61, WinKawaks.org - v.1.63

FinalBurn Alpha - versão 0.2.97.35, ativo.
Download: BarryHarris.me.uk

Comentários: Para quem gosta de jogos de luta WinKawaks é perfeito! O desempenho é impressionantemente fluído, mesmo em computadores modestos. Sua configuração é relativamente simples para quem já está acostumado com o universo de emuladores, mas, com um ressalva: sua configuração deve ser explicitamente salva através dos botões Save settings to .ini now e Save key settings as default, caso contrário e diferentemente da maioria dos emuladores suas configurações são perdidas ao se fechar o emulador.

As versões arcade são melhores graficamente e mais responsivas em jogos como Street Fighter II: The World Warrior (1991), Samurai Shodown (1993) e Fatal Fury Special (1993).

As versões arcade também são muito mais gratificantes pois nelas estão as versões completas e com todos os recursos, como a habilidade de jogar com duplas de personagens e trocá-los durante a partida, em jogos como X-Men vs. Street Fighter (1996) ou Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998).

Contudo, nem tudo são maravilhas. Roms arcade são muito mais difíceis de encontrar e os programas destinado a auditoria de roms são muito menos intuitivos que os demais, exigem download manual de bancos de dados em sites diversos e longas configurações. Apesar de importantes, no momento, tais ferramentas não serão tratas aqui.

Há pouco tempo comecei a testar o FinalBurn Alpha, uma ferramenta que está em desenvolvimento ativo e tem muitos anos de história no mundo da emulação. Está impressionante. A qualidade da emulação, o tempo de resposta dos controles, a qualidade de imagem e os recursos disponíveis fazem deste emulador um competidor agressivo ao WinKawaks. Só não é minha indicação como emulador principal por pura falta de experiência com ele. Tenho usado WinKawaks por anos e sou extremamente satisfeito com ele. Porém, uso poucas, por volta de 40, e velhas roms, de jogos por volta de 1993 a 2002. É muito provável que com jogos mais recentes a compatibilidade do FinalBurn seja maior que a do WinKawaks. Dê um chance a este emulador, com as poucas roms que testei seu desempenho foi fascinante!

Arcade Sega Model 2, 2A, 2B, 2C
Model 2 Emulator - versão 1.1a, inativo.
Download: Emulatronia.com
Info: SegaRetro.org

Comentários: Foi motivo de grande alegria conhecer este emulador. E o conheci durante a pesquisa para a confecção deste texto. Ele é, aparentemente, o único emulador de arcades Sega Model 2, mas a ausência de concorrência não faz dele um software menor. Extramente bem feito e competente.

Claro, como quase todo emulador de arcade ele sofre com a ausência de documentação. Porém, seus arquivos de configuração são bem comentados permitindo alguns ajustes finos sem a necessidade de documentações mais detalhadas.

Finalmente consegui jogar Indy 500 (1995), Sega Rally Championship (1994) e Daytona USA (1993). Este último ainda exige algumas configurações adicionais para jogar, as quais publicarei em tópico futuro.

Por fim, jogos para arcade com volante e pedais exigem controles analógicos ou mistos. Tenho um destes controles USBs baratos - vendidos em super-mercados por não mais que R$25,00 - modelo playstation com dois botões analógicos e funciona bem. Não tentei jogar através do teclado, mas a simulação de botões analógicos por botões digitais ou teclado é possível. Veja adiante nas lista de ferramentas para o Windows algumas opções.

Arcade Sega Model 3

Supermodel - versão 0.2a, ativo.
Download: SuperModel3.com
Manual: SuperModel3.com

Comentários: Estamos diante de um emulador recente, em desenvolvimento ativo, e relativamente bem documentado. O que é uma deliciosa surpresa. Alguns detalhes porém ainda ficam a desejar.

Aparentemente o emulador não faz uso eficiente do hardware gráfico, utilizado o processador (cpu) na maior parte do tempo para a produção de imagens. Se eu estiver certo a estes respeito, em computadores com processadores mais potentes seus desempenho pode ser mais satisfatório. No meu, no entanto, que é relativamente velho, o desempenho está longe de ser fluído, além de apresentar algumas distorções.

Para terminar, os jogos esperam controles analógicos como entrada. Adiante listarei ferramentas capazes de produzir tais emulações. Aviso, porém, que não as testei com este emulador em específico.

Multiemuladores

RetroArch - versão 1.0.0.2, ativo.
Download: Win-x86_32bitsWin-x86_64bits

Mednafen - versão 0.9.38.3, ativo.
Download: SourceForge.net

MAME  - versão 0.159, ativo.
Download: MameDev.orgMameUiFxEmuCR.com - Gui
Manual: MameWorld.infoUbuntu.comStrategyWiki.org

MESS - versão 0.159, ativo.
Download: MameDev.orgUME versions

Comentários: Apesar de famosos e apesar de estarem em desenvolvimento ativo, não os recomendo para uso em computadores pessoais, mas, ainda sim são interessantes em sistemas embarcados.  Caso monte um computador exclusivamente dedicado a jogos sem possibilidade de realização de tarefas alternativas como navegação web, então, tais emuladores são ideais. Eles porém demandam bastantes configurações, as quais não serão tratadas aqui.

Preciso, porém, falar um pouco sobre a dupla MAME/MESS. A quantidade de jogos suportados é impressionante, assim como é a completa ausência de manuais oficiais e a exigência de configuração manual de arquivos de texto. Ainda, os emuladores não possuem aceleração 3D, utilizando exclusivamente o processador (cpu) para processamento de imagem. E por isso o desempenho alcançado é ridículo em qualquer jogo que exija um alto detalhamento de imagem em três dimensões. Porém, para jogos antigos em duas dimensões o desempenho é satisfatório. Já falei do terror que são configurá-los? As interfaces gráficas disponíveis como MAMEUIFX ou EmuLoader ajustam bastantes, mas, normalmente sempre falta um detalhe que só pode ser configurado manualmente. Como dica, para configurar os controles, após abertura de um jogo aperte a tecla TAB e boa sorte!

Windows-Tools

DirectX - versão 9.29.1974, 9c, inativo.
Download: Microsoft.com

Alcohol 52% - versão 2.0.3.6951, ativo. Atenção: instala malware!
Download: Alcohol-Soft.com

DAEMON Tools Lite - versão 5.0.1.0406, ativo. Atenção: instala malware!
Download: Disk-Tools.com

Virtual CloneDrive - versão 5.4.7.0, inativo.
Download: SlySoft.com

Gizmo Drive - versão 2.7.9, descontinuado.
Download: CNET.comSoftpedia.com

WinCDEmu - versão 3.6, ativo.
Download: SysProgs.org

ImDisk Virtual Disk Driver - versão 1.9.2 built 17, ativo.
Download: LTR-Data.se

OkayKeybees - versão 1.0.4, descontinuado.
Download: JoeJoeSoft.com

vJoy - versão 2.1.5, ativo.
Download: SourceForge.netEmuCR.com

AntiMicro - versão 2.11.1, ativo.
Download: EmuCR.com

JoyToKey - versão 5.6, ativo, shareware.
Download: JoyToKey.netEmuCR.com

xpadder - versão 2013.07.18, inativo, comercialware.
Download: (é preciso comprá-lo, no momento.)

Logitech Gaming Software - versão 8.58.183, ativo.
Download: Logitech.com

CPU-Z - versão 1.72, ativo.
Download: CPUID.com

GPU-Z - versão 0.8.2, ativo.
Download: TechPowerUp.com

HWiNFO - versão 4.50, ativo.
Download: FossHub.com

Speccy - versão 1.28.709, ativo.
Download: Piriform.com

Notepad++ - versão 6.7.5, ativo.
Download: Notepad-plus-plus.org

HashTab - versão 5.2.0.14, ativo.
Download: ImplBits.comSoftpedia.com

Hash My Files - versão 2.10, ativo.
Download: NirSoft.net

ConEmu - versão 150311, ativo.
Download: FossHub.com

Open CMD Here - versão indefinida.
Info: SevenForums.com

WinRAR - versão 5.21, ativo.
Download: RARLAB.com

7-Zip - versão 9.20, ativo.
Download: 7-Zip.org

Comentários: A última atualização do DirectX9 é muito utilizada por jogos, emuladores e precisa ser instalada manualmente no Windows Vista e posteriores. Após instalada, ela é automaticamente atualizada através do Windows Update.

Em relação a emulação de disco Alcohol 52% / 120% e DAEMON Tools são monstruosos, fantásticos, insuperáveis. Porém, suas versões gratuitas atuais instalam malware. Não conheço as versões completas e não sei se elas são seguras, falo apenas das versões grátis, que não são! Precisei comentá-las por serem programas incomparáveis aos demais. Porém, não estou recomendando suas instalações. Se tiver problemas de emulação com quaisquer outras ferramentas, não terão com estas.

E quais são os softwares sugeridos? Se levarmos em conta estabilidade, compatibilidade com emuladores e suporte a jogos em geral o melhor é o Virtual CloneDrive. Como já expliquei dump de discos é uma ciência si mesma. As empresas produzem discos em formatos proprietários, com mecanismos de proteção e segundo especificações não suportadas por outros equipamentos. Na hora de emulá-los tais características têm de ser respeitadas! E não apenas isto, os drivers emulados precisam responder como drivers físicos, para que alguns jogos os aceitem como válidos. Até o presente momento, dos software indicados, atualizados e testados com jogos e emuladores, o Virtual CloneDrive foi único que funcionou em todos os casos! Infelizmente, ele não tem suporte a cue files, que o colocaria muito mais próximo dos grandes, mas, ainda sim um bom software.

Com um grande suporte a formatos de arquivos de imagem Gizmo Drive e WinCDEmu são boas alternativas, e merecem alguma chance. Temos ainda o ImDisk Virtual Disk Driver que apesar de não ser voltado para jogos, é muito poderoso em recursos. E convém conhecê-lo.

Entramos depois no terreno dos re-mapeados de teclas. OkayKeybees permite modificar o funcionamento do teclado, alterando a função de um tecla enquanto o programa estiver aberto. É muito útil quando o jogo exige a utilização de teclas muito distantes sem possibilidade de mudança ou reconfiguração. Função parecida com o Logitech Gaming Software que utilizei em versões mais antigas para mapeamento de teclados em mouse. Os outros software destinados a re-mapeamento de teclado, mouse e controles: vJoy, AntiMicro, JoyToKey e xpadder não os testei durante desenvolvimento deste texto e portanto não gostaria de falar sobre eles. Porém, podem ser úteis em cenários como já relatados aqui, quando um emulador exige uma entrada analógica e só se tem mouse e teclado.

CPU-Z, GPU-Z, HWiNFO e Speccy são programas que nos ajudam a obter informações sobre nossos sistemas. Informando a marca, modelo, características e recursos suportados. Fundamental para sabermos os suportes às bibliotecas gráficas OpenGL/DirectX e o suporte às instruções multimídia como MMX, 3D NOW!, SSE, etc.

Um bom editor de texto puro é fundamental em qualquer sistema. O Windows nativamente oferece-nos o Notepad, porém, considero-o carente de recursos. E por isso minha sugestão ao Notepad++. De qualquer modo, sua instalação não é necessária mas ainda sim muito útil principalmente para configurar os emuladores de arcade que em sua maioria são configurados manualmente, sem qualquer interface gráfica.

HashTab e Hash My Files nos permitem calcular códigos hash dos arquivos baixados. Eles são úteis para garantirmos que o download de um arquivo ou dump de uma memória foram bem sucedidos. Existem inúmeros outros programas que realizam esta função, e tanto eles quanto os aqui apresentados não obrigatórios. Pode-se muito jogar com qualidade sem eles.

ConEmu e Open CMD Here também são opcionais. Eles apenas facilitam o trabalho em modo texto.

Por fim, temos os programas capazes de compactar e descompactar arquivos. Gostaria de ter mais opções para recomendar. Mas de todos que já testei, estes dois se destacam. São rápidos, estáveis, ricos em recursos e com um grande suporte a formatos. O 7-Zip infelizmente não lança versão estável há quase 5 anos! E portanto não suporta alguns dos formatos mais recentes. Do outro lado, temos o WinRAR que é atualizado com frequência e permite uso contínuo de sua versão gratuita apesar de 40 dias após instalação mostrar propagandas sempre que aberto.

MÁQUINAS VIRTUAIS E SISTEMAS OPERACIONAIS ALTERNATIVOS

VirtualBox + Oracle VM VirtualBox Extension Pack + Imagens Windows Antigos [Portable-VirtualBox]

Windows Virtual PC + Imagens de Windows Antigos

Microsoft Virtual PC 2007 + Imagens de Windows


Distribuições GNU/Linux + PlayOnLinux

Comentários: Caso o senhor possua os discos ou suas imagens de instalação de versões antigas dos Windows, elas podem ser instaladas em máquinas virtuais. Normalmente, a melhor compatibilidade se dá através do Virtual PC da Microsoft, porém, esta máquina virtual foi abandonada e só suporta instalação em hospedeiros até o Windows 7. Para versões mais novas do Windows o VirtualBox com seu pacote de extensão é uma grande pedida.

Para jogos MS-DOS podemos tanto usar máquinas virtuais dedicadas como o DOSBox, quanto instalar versões alternativas modernas tanto em máquinas virtuais como rodá-los em LiveCD nas máquinas reais. No entanto, estamos falando de uma tecnologia tão antiga e com tantas particularidades que não recomendo o envolvimento de novatos nesta arquitetura. Apesar de já ter feito virtualização para empresas no passado confesso que além de não me lembrar das ferramentas e configurações necessárias nestes ambientes, creio que com o passar dos anos informações sobre este universo se torne cada vez menor ou mais obscura na internet. Será cada vez mais difícil suportar este sistema.

O que muitas pessoas não compreendem é que o MS-DOS foi um sistema operacional completo. E por puro desconhecimento confundem a  interface gráfica com o sistema. Mais especificamente confundem o comportamento do shell, pelo seu cursor intermitente, com outros aplicativos também executados em modo texto. Em outras palavras o command.com é a interface padrão de comunicação entre usuário e sistema, enquanto, o cmd.exe é apenas um interpretador de comandos presentes nas versões mais recentes do Windows. O que se pode fazer com os dois são tarefas completamente diferentes. Entretanto, tais limitações não estão neles. Mas, sim, nos privilégios de acesso concedidos a eles em cada sistema operacional.

Através do command.com podemos atualizar a bios do computador, controlar toda a máquina ou modificar o sistema de forma tão profunda e perigosa que é até uma vantagem as limitações impostas aos interpretadores de comandos modernos, como o cmd.exe. É por isso, por serem programas diferentes em contextos e sistemas operacionais completamente diferentes que apesar das profundas semelhanças os dois softwares são completamente distintos. Ainda, com o laçamento dos sistemas de 64 bits, a Microsoft decidiu abandonar o suporte a programas de 16 bits em seus sistemas, fazendo as atuais versões do cmd.exe ainda mais incompatíveis aos softwares produzidos ao antigo command.com.

Por fim, há a possibilidade real de jogar vários jogos antigos e inclusive muitos modernos satisfatoriamente através do PlayOnLinux / WineHQ em diversas distribuições GNU/Linux. Curiosamente, o GNU/Linux tem se amadurecido como uma plataforma retro-compatível com sistemas Microsoft legados! Além, claro, de ter ao longo dos anos se amadurecido como sistema operacional padrão para usuários domésticos. Se não conhece, experimente!

SITES DE JOGOS, EMULADORES, ROMS E BIOS

Download de jogos, roms, isos e bios

RomHustler.netCoolRom.comRomNation.netEmuParadise.me,
PlanetEmu.netTheIsoZone.com

Download de emuladores e plugins

EmuCR.comZophar.netEmulator-Zone.comAEP-Emu.de,
Emu-France.comEmulation64.comIphersWipSite.com

Jogos on-line pelo navedor

Game-Oldies.comLetsPlaySnes.comLetsPlaySega.comNesbox.github.io,
NeoGeoFun.comSnesFun.comSSega.com

Comentários: Nenhum destes sites de jogos on-line foi testado por mim, mas como surgiram reiteradas vezes nas minhas pesquisas e oferecem um serviço que julgo fantástico, tive que listá-los. Será muito bom comprar o desempenho, estabilidade e a qualidade de imagem destes sites com os emuladores aqui listados.

Informações gerais

TweakGuides.com100fps.comReDump.orgSegaRetro.org,
GiantBomb.comSuperFamicom.orgSnesGuide.comSystem16.com

Comentários: Sites sem os quais não seria possível este texto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não tenho a pretensão que este texto seja um guia completo ou definitivo sobre o assunto de configurações de emuladores e máquinas virtuais. Mas que seja pelo menos uma boa introdução, com definições claras sobre os conceitos mais comuns envolvidos ou exigidos na hora de jogar num computador com Windows.

Existem também formas de conectar emuladores entre si dentro de um mesmo computador, ou através de um rede doméstica ou mesmo através da internet. Permitindo a troca de itens, jogos cooperativos ou balhatas. Porém, redes de computadores é um universo em si mesmo. E, por isso, evitei comentar o assunto, com exceção da menção feita aos emuladores de GameBoy, precisamente, para os jogos da série Pokemon, que dificilmente alguém que goste do jogo jogará apenas uma versão e não tenha o desejo de completar a Pokedex através da troca, ao menos, consigo mesmo de pokemons raros.

Aos meus olhos este tópico ficou bem maior do que gostaria, mas, bem longe de extinguir o assunto. Devo, ainda, tratar de pormenores como ajustes finos em tópicos futuros, todos eles separados exclusivamente por jogos ou emuladores. E portanto tratar de redes de computadores não cabe mais aqui.

Outro assunto que ignorei completamente são os emuladores entre vídeo-games. Aqueles que permitiriam por exemplo jogar psx no Xbox 360. Eles existem. Porém, como no momento não tenho nenhum console físico, não tenho condições de testar tais ferramentas e muito menos avaliá-las. Caso se interesse pelo assunto, pesquise por emuladores homebrew.

Por favor, sinta-se livre para fazer perguntas, tirar dúvidas ou sugerir novos temas. Não há qualquer garantia que serei capaz de lhe ajudar, mas, talvez consiga simplificar ainda mais os conceitos envolvidos ou indicar referências para pesquisas.

* Atenção: todas versões de emuladores informadas foram revisadas no dia 13/03/2015. Elas servem como referência mas tendem a mudar em projetos ativos. E não garantirei qualquer atualização deste tópico para acompanhar qualquer renovação de versões!

abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário